FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - Noticias
 
 
04.01  
Inicio arrow Noticias
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Histrico da Lista
  • [FUG-BR] [Security advisory] - Falaha Zero Day
  • Re: [FUG-BR] [Security advisory] - Falaha Zero Day
  • Re: [FUG-BR] [Security advisory] - Falaha Zero Day
  • [FUG-BR] Cade a o livro ???
  • Re: [FUG-BR] OFF: Noticia do UOL (troca de porta padrao SMTP)
  • Re: [FUG-BR] OFF: Noticia do UOL (troca de porta padrao SMTP)
  • Re: [FUG-BR] OFF: Noticia do UOL (troca de porta padrao SMTP)
  • Re: [FUG-BR] Mdulo de segurana do banco do bra sil

  • Alertas em Ports



    Noticias da FreeBSD FAQ - The Power to Help!
    Noticias sobre FreeBSD e assuntos relacionados diretamente ao SO FreeBSD; Seguranca da Informacao, tecnologias BSD e Software de Codigo Aberto em geral. Selecione a categoria desejada e depois a noticia.


    No to rpido 2, cara-plida. FreeBSD 7.0-RELEASE, seguido de 6.3-RELEASE, saem em Dezembro. PDF Imprimir E-mail
    FreeBSD
    Por P. Tracanelli (FreeBSD Brasil)   
    22/10/2007

    Recentemente tivemos na lista principal aqui da FUG uma thread (ainda em andamento) sobre o lançamento do FreeBSD 7.0RELEASE. Particularmente, considero que o lançamento do FreeBSD 7 não está atrasado, ao contrário, houve uma antecipação do processo como um todo, e mencionei minhas considerações sobre porque o 7.0 não está tão próximo assim de ser lançado.

    Como citado, o 7.0-RELEASE não deve mesmo sair antes de Dezembro. Agora contudo, não é mais uma opinião, mas sim uma informação discutida publicamente no canal #BSDPorts (rede de IRC efnet), a agenda de lançamento do processo de engenharia de versões será a seguinte:

      7.0-RELEASE 6.3-RELEASE
    RC1 14 de Novembro 21 de Novembro 
    RC2 28 de Novembro 5 de Dezembro 
    RELEASE 12 de Dezembro 19 de Dezembro (Feliz Natal) 

    As datas, como mencionado por ivoras@, podem ainda sofrer pequenas modificações, e não são ainda oficiais. O cronograma oficial será publicado em http://www.freebsd.org/releng/. Mas na prática as modificações, se houver, devem ser com antecipações ou prorrogações de poucos 1 a 2 dias.


    Comente! (2 Comentrios)
    ltima Atualizao ( 22/10/2007 )
     
    No to rpido, cara-plida. SCHED_ULE no ser escalonador padro no 7.0-RELEASE. PDF Imprimir E-mail
    FreeBSD
    Por Redao FBSDBR.   
    16/10/2007

    O novo escalonador do FreeBSD, disponível no RELENG_7, SCHED_ULE, é, de fato, um novo escalonador, tendo do SCHED_ULE antigo apenas o nome. Esse escalonador tem se mostrado não apenas muito bom, mas plagiando a consideração do Chris DiBona, gerente de projeto Open Source do Google, "SCHED_SMP is a masterpiece", algo como "SCHED_SMP é uma obra-de-arte", se referindo a quando SCHED_ULE era ainda chamado SCHED_SMP no FreeBSD 7.0-CURRENT.

    Já divulgamos que os resultados de performance e resposta do FreeBSD com o novo escalonador comparado ao Linux, mesmo com seu novo escalonador - o CFS - ou Solaris, sejam em benchmarks práticos, com aplicações, como em testes de estresse sob grande load. Enfim, referências sobre o quão bom o escalonador se apresenta, ou como ele funciona, ou comparações dos modelos de decisão adotado neste ou em outros escalonadores podem ser observados em diversas referências (1 , 2, 3, 4 , 5 , 6, 7 , 8, 9 , 10 , 11 ...).

    Mas o que interessa é, o FreeBSD adotará o SCHED_ULE em sua terceira encarnação, por padrão, a partir do RELENG_7? Sim, mas não a partir do FreeBSD 7.0-RELEASE. O escalonador em questão foi testado exaustivamente, e não apresenta problemas em nenhum ambiente, obtendo melhorias significativas em praticamente todo cenário. E então, porque não torna-lo padrão? Simples, o Projeto FreeBSD nunca foi conhecido por decisões arrojadas na condução de suas tecnologias. Mais que isso, sempre foi bastante conservador nessas decisões. O algorítimo de auto-tunning do maxusers é conservador. Um administrador FreeBSD mais bem preparado faz esse tuning sempre, de forma mais específica. O granularidade do sistema operacional há decadas justifica seu valor em 1000, e por anos, foi 100 (1000 se tornou padrão apenas recentemente), enquanto em arquiteturas 64bits pode ir facilmente para 2000 ou 3000. O que nunca é feito por padrão. Manter o SCHED_4BSD no kernel GENERIC no FreeBSD 7.0-RELEASE é só mais uma dessas decisões conservadores, que historicamente se tornou uma grande característica de condução do FreeBSD.

    Isso demonstra a seriedade com que o Projeto aborda a adoção de tecnologia, e principalmente, o quanto requer que o usuário FreeBSD esteja ciente, com bastante antecipação, de modificações drásticas. O SCHED_ULE estará disponível no 7.0-RELEASE em sua melhor forma, mas não no GENERIC. Assim, todos poderemos ao longo do 7.0, trocar de escalonador, como um ítem adicional em nossa checklist.

    Quando a árvore RELENG_7 estiver Open, em algum momento, durante o 7.0-STABLE, o SCHED_4BSD será substituído pelo ULE, e o planejamento é que no 7.1-RELEASE este já seja o escalonador no kernel GENERIC. Decisão apropriada, dada a importância de um RELEASE ponto-zero.


    Comente!
    ltima Atualizao ( 16/10/2007 )
     
    Google financia melhorias no hwpmc(4) do FreeBSD. PDF Imprimir E-mail
    FreeBSD
    Por Redao FBSDBR.   
    16/10/2007

     O hwpmc(4) existe no FreeBSD desde o início do ramo RELENG_6, e portanto está longe de ser uma novidade no sistema. Mas é pouco conhecido, e normalmente utilizado apenas por desenvolvedores ou administradores de sistema com conhecimento mais avançado, tal qual ktrace por exemplo. O que o hwpmc(4) faz é virtualizar os PMCs (Contadores de Medidas de Performance), recurso disponível praticamente em todos os processadores modernos, que mede informações de baixo nível em eventos de hardware como perda de cache de CPU, perda de TLB e antecipação errônea de ramificação de instruções.

    Podendo virtualizar esses contadores, diversos processos podem, simultaneamente, utilizá-los, de forma concorrente. Com isso é possível obter modelos e profiling dessas informações, inclusive em operações em múltiplas CPU. Com isso pode-se rastrear todos os eventos de hardware que aconteçam, e comparar com os eventos que acontecem normalmente e poder identificar por exemplo, atividades incomuns.

    Tudo bom, tudo muito bonito, mas qual a novidade? A divisão de código aberto do Google financiou o desenvolvimento de um novo recurso complementar no hwpmc(4) do FreeBSD, e a reimplementação parcial do recurso, que portanto, será no FreeBSD RELENG_7 diferente, internamente, do que temos até agora.

    O novo, e a partir de agora principal recurso do hwpmc(4) é que o monitoramente das atividades não é mais passivo. Foi adicionado um recurso que permite a captura de chamadas realizadas pelas aplicações que disparam os eventos físicos na CPU, oferecendo mais informações e melhorando a percepção do comportamento do sistema. Resumidamente, agora é possível saber exatamente em que momento, no código da aplicação, os recursos de CPU são disparados, e fazer o profiling de que chamadas, em que laços do código ou sob que circunstâncias as atividades de CPU (notávelmente as incomuns) tornam-se mais ativas e presentes.

    Esses "momentos" no código, são classificados de hot locations. Permitem aos desenvolvedores e administradores avançados de sistema identificar o motivo, com precisão, do consumo de recurso de CPU e principalmente comparar em tabelas de profiling as chamadas e trechos que, ao ser ativados, disparam a maior parte das instruções, oferecendo portanto estatística, complementarmente.

    De acordo com Kris Kennaway, desenvolvedor FreeBSD, "hwpmc é uma das nossas ferramentas mais poderosas para medir e entender performance de CPU no FreeBSD. Suportar profiling de chamadas era um recurso importante que nãodispunhamos, e que agora simplifica a habilitado dos desenvolvedores em analizar gargalos de performance no kernel, em código de aplicações de nível de usário, e principalmente de entender seus motivos. Essas adições foram valiosas no ciclo de desenvolvimento do FreeBSD 7."

    O desenvolvedor Kip Macy destaca que os novos recursos do hwpmc(4) foram de valor inestimável para o tuning do suporte FreeBSD a ambiente de 10Gbit/s - um dos projetos de destaque na lista da FreeBSD Foundation.

    Você pode ler mais sobre as melhorias no hwpmc(4) no FreeBSD, nessa entrada do Google Code Blog, e também no breve relatório da Fundação FreeBSD , além do Wiki do Projeto.


    Comente!
    ltima Atualizao ( 16/10/2007 )
     
    7.0-RELEASE cada vez mais prximo: RELENG_7 criado e HEAD aponta agora para 8.0-CURRENT. PDF Imprimir E-mail
    FreeBSD
    Por Redao FUG-BR.   
    11/10/2007

    FreeBSD LogoCom o commit abaixo, o RELENG_7 é criado e passa a conter o código que originará o 7.0-RELEASE, a partir desse momento podendo a gerar FreeBSD -BETA e -PRERELEASE mediante sincronia com esse ramo, enquanto o ramo "." (HEAD) desde hoje passa a gerar o 8.0-CURRENT.

    As próximas etapas incluem a publicação dos Release Candidates e depois disso, o 7.0-RELEASE.

     

    Subject: cvs commit: src UPDATING src/release Makefile src/sys/conf newvers.sh src/sys/sys param.h src/usr.sbin/pkg_install/add main.c src/share/examples/cvsup stable-supfile
    Date: Thu, 11 Oct 2007 04:28:08 +0000 (UTC)
    From: Ken Smith
    To: Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo , Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo , Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo

    kensmith    2007-10-11 04:28:08 UTC

      FreeBSD src repository

      Modified files:
        .                    UPDATING
        release              Makefile
        sys/conf             newvers.sh
        sys/sys              param.h
        usr.sbin/pkg_install/add main.c
        share/examples/cvsup stable-supfile
      Log:
      To honor the birth of RELENG_7 bump HEAD to 8.0-CURRENT.

      Approved by:    re (implicit)

      Revision  Changes    Path
      1.508     +5 -2      src/UPDATING
      1.925     +3 -3      src/release/Makefile
      1.33      +4 -4      src/share/examples/cvsup/stable-supfile
      1.73      +1 -1      src/sys/conf/newvers.sh
      1.309     +1 -1      src/sys/sys/param.h
      1.73      +2 -1      src/usr.sbin/pkg_install/add/main.c


    Comente! (2 Comentrios)
    ltima Atualizao ( 11/10/2007 )
     
    PC-BSD para o usurio Desktop convencional: veredito aps teste de 30 dias. PDF Imprimir E-mail
    PC-BSD
    Por P. Tracanelli (FreeBSD Brasil)   
    11/10/2007

    PC-BSD: FreeBSD para Desktop.Ao longo de 30 dias, usando PC-BSD como sua plataforma de Desktop principal, diariamente, Jan Stedehouder testou esse sistema, uma versão customizada do FreeBSD focada no ambiente Desktop, que se propõe a ser uma Workstation BSD Unix de fácil uso (e de fato é o BSD voltado para Desktop mais bem sucedido), e chega após um mês, a seu veredito. A conclusão é positiva, considerando a abordagem não técnica do revisor e focando um usuário médio comum, conclui que o PC-BSD tem muitos pontos positivos e também bastante pontos negativos, como era de se esperar, mas que de forma geral em um ambiente Linux voltado a Desktop, costuma ter uma quantidade equivalente de problemas, e mesmo em ambiente Windows também tem quantidade equivalente de problemas, mas a diferença entre Desktop BSD, Desktop Linux ou Desktop Windows é que os problemas - e as soluções - são diferentes, mas presentes na mesma proporção.

    Destaca porém a estabilidade geral do ambiente de trabalho com PC-BSD, sobre suas experiências passadas, mas ilustra que a estabilidade e performance, intrísecas as raízes BSD do sistema, ficam menos relevantes se a instalação de um software falha ou o memory stick não é fácil de ser utilizado por um usuário Windows típico, e conclui dizendo que não indica PC-BSD para alguém tentando se afastar do Windows, mas indica fortemente para qualquer pessoa com alguma experiência em sistemas livres, e considera a facilidade de obter informações e simplicidade de abordagem do PC-BSD os grandes pontos fortes, que tende a tornar o projeto mainstream rapidamente.

    Considerando que é uma análise, diferente de outras, que não tem como foco comparar PC-BSD com uma opção de Desktop em Linux - estas sempre muito favoráveis ao PC-BSD - mas dessa vez, o PC-BSD para um usuário mais tradicional, tipicamente Windows, as conclusões e análises de Jan Stedehouder ao longo desse mês são muito positivas, e principalmente, pé-no-chão, sem entusiasmo típico de adeptos de sistemas open source, e sem o ceticismo de usuários Windows mais enraizados. Sem dúvida uma das mais completas e paupáveis análises do PC-BSD, cuja conclusão no artigo final (em inglês) pode ser lida aqui, e as análises dia-a-dia, podem ser observadas aqui


    Comente!
    ltima Atualizao ( 13/12/2008 )
     
    Relatrio de Atividades do Projeto FreeBSD para os meses de Julho a Outubro de 2007. PDF Imprimir E-mail
    FreeBSD
    Por Redao FBSDBR.   
    11/10/2007

    FreeBSD LogoO Relatório de Atividades do Projeto FreeBSD para os meses de Julho a Outubro de 2007 foi publicado óntem. Inclui informações sobre a sexta edição da EuroBSDCon, em Setembro, o Google Summer of Code, cujos resultados estão sendo inclusos na árvore do FreeBSD, e as correções de problemas do FreeBSD -CURRENT, bem como as preparações para o branching do RELENG_7.

    Os destaques são a atualização e snapshots periódicos do sistema de network virtualization, bem como o port do LKM para FreeBSD, melhorias no mtund, port do hardware sensors do OpenBSD para o FreeBSD e melhoria do suporte USB. O Relatório de Atividades do Quadrimestre pode ser lido aqui.


    Comente!
    ltima Atualizao ( 11/10/2007 )
     
    << Incio < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Prximo > Fim >>

    Resultados 177 - 192 de 393
    FUG-BR - Espalhando BSD
    Dicas Rpidas:

    Precisando descobrir o diretório de um arquivo apagado?

    Se o comando `echo $?` retornar 0 significa que o arquivo existe ou existia naquele determinado diretório.

    c0d3l4bs# ls -l script.c
    -rw-r--r--  1 root  wheel  93 Dec 14 14:57 script.c
    c0d3l4bs# rm script.c
    c0d3l4bs# ls -l script.c
    ls: script.c: No such file or directory
    c0d3l4bs# grep -a script.c "./" > /dev/null
    c0d3l4bs# echo $?
    0
    c0d3l4bs# grep -a script.cd "./" > /dev/null
    c0d3l4bs# echo $?
    1

    c0d3l4bs#

     






    Wallpapers
    Sua Opiniao
    Online:
    Ns temos 18 visitantes online


    Devil Store - Sua loja BSD
    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.